Fim do financiamento? Ministro da Educação faz grandes criticas ao FIES

Você já ouviu falar no FIES? O FIES é um programa de financiamento estudantil que proporciona condições bastante acessíveis para os estudantes de renda baixa e média.

Para quem está acompanhando as últimas notícias sobre o corte de verbas no atual governo, já deve ter se perguntado sobre o destino do financiamento.

Afinal, você ainda poderá estar usando o recurso para começar a sua graduação? Leia as informações a seguir e saiba da previsão para o programa:

O FIES é um programa de financiamento estudantil conhecido por proporcionar as melhores condições de aquisição para os estudantes, sedo um dos métodos mais utilizados para essa finalidade.

O programa funciona através de uma parceira do Governo com as instituições do ensino particular e é distribuído em diferentes tipos de bolsa para beneficiar corretamente os estudantes de acordo com sua renda.

Anualmente, o Governo investe milhões na proposta, já que é responsável por financiar as mensalidades do curso, até que o estudante possa concluir o mesmo e passe a contribuir com os pagamentos.

Como você já deve saber, o Governo Bolsonaro está trazendo uma redução considerável de orçamento para alguns setores do paí, como por exemplo, a educação.

E foram justamente esses cortes que desencadearam algumas críticas em relação ao programa, o que enfatizou os problemas do programa de financiamento estudantil.

Então será que você poderá começar a estudar através do FIES 2020?Como mencionado, o setor da educação estará passando por cortes importantes, além de uma reavaliação de suas propostas.

De acordo com o Ministro da Educação, as propostas do FIES não têm sido inteiramente cumpridas. O programa foi criado pelo Presidente Lula e após passar por diferentes administrações, acabou em algumas situações.

Uma delas é o evidente número de estudantes devedores do programa, que se tornou um problema para os cofres públicos que dependem do valor para prosseguir com o funcionamento da proposta

Mas se você está se perguntando se ainda poderá usar o FIES para próxima edução, vale a pena lembrar que o programa não estará chegando ao fim, o que não quer dizer que o mesmo não sofrerá mudanças.

A verba esperada para o FIES caiu consideravelmente, o que vai afetar diretamente no funcionamento do programa. Como mencionado, a proposta não chegará ao fim mas haverá uma grande redução no número de bolsas oferecidas.

E esse fator pode interferir ainda na própria concorrência entre os estudantes que precisam atingir pontuação mínima no Enem para ingressar no curso.