Lista dos cursos menos disputados nas universidades públicas

Quem está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio com a intenção de ingressar nas universidades públicas, já deve saber que as vagas são muito concorridas. Muita gente quer começar nas melhores instituições com bolsa de estudo e existem alguns cursos que são os mais queridos entre os concorrentes. Outros cursos tem um número menor de estudantes concorrendo e por isso, possuem um ponto de corte mais acessível.

Para se inscrever e concorrer as vagas distribuídas nas instituições públicas, os estudantes devem realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O exame era uma forma de avaliar o ensino nas escolas, mas com o tempo acabou padronizando o ingressos no ensino superior.

Depois de realizar o Enem, os estudantes que querem bolsa de estudo na rede pública devem inscrever sua nota no Sistema de Seleção Unificada (SISU). Ou seja, quem participou da última versão, pode ingressar na universidade a partir do SISU 2020.

A nota de corte SISU 2020 será o fator a determinar a distribuição de vagas. Dependendo da quantidade de vagas e da média das pessoas inscritas, essa nota pode ser baixa ou alta.

Para o curso de medicina, por exemplo, esta nota é sempre alta em todos os estados. Enquanto isso, outros cursos com pouca demanda da atuação no mercado de determinado estado pode estar mais baixa.

Se você está prestes a fazer o Enem e quer saber quais os cursos menos concorridos, preparamos uma pequena lista para você.Saiba quais são esses cursos e conheça um pouco sobre eles:

  • Física
  • Matemática
  • Ciências Biológicas.
  • Letras – Português

Em relação as licenciaturas , as notas de corte são relativamente ais baixas que a maioria dos cursos. E as formações como Física, Matemática, Ciência Biológicas e Letras para português são as menos concorridas da área.

  • Engenharia Bioquímica
  • Engenharia de Materiais

Algumas formações de Engenharia podem ser muito disputadas entre os participantes do Enem, entretanto, também existem aqueles cursos da área que são pouco procurados, no caso: Engenharia Bioquímica e Engenharia de Materiais.

  • Música

Para quem vai optar por um curso da área de Artes, uma boa opção é Música, que possui uma formação vasta e não é tão disputada no Sisu.

  • Ciências da Informação e da Documentação
  • Ciências dos Alimentos
  • Ciências Físicas e Biomoleculares

As ciências também têm sido pouco buscadas por quem vai participar do Enem, o que fez com que a nota de corte se tornasse mais acessível para os estudantes.