Saiba como inserir o habito da leitura em crianças

O letramento literário é parte importante da alfabetização do seu filho. Mas muitos pais e até profissionais da educação podem sentir dificuldade na hora de inserir o hábito da leitura nas crianças. Esta dificuldade é comum e pode ser revertida com algumas dicas interessantes. Leia o texto abaixo e saiba o que você pode fazer para ajudar no processo de letramento do seu filho.

Comece com livros de colorir

Este ponto é ideal para quem tem filhos entre 2 e 4 anos. Nesta época, se estiver na escola, a criança já pode ter desenvolvido noções de alfabeto e linhas. O livro para colorir será o ponta pé inicial. Mas lembre-se de enfatizar que nem todos os livros são de colorir!

Leia sempre

Nada melhor para incentivar uma criança do que dar o exemplo, portanto, faça o possível para que seu filho veja você lendo. Assim, você estará despertando a curiosidade nele e demonstrando que a leitura é uma atividade recreativa e não deve ser feita só na escola.

Escolham livros juntos

Como você precisará participar do processo literário da criança, uma boa dica é que vocês possam escolher um livro para começar a ler.  Visite a livraria e escolha um título.

Ler para a criança

Você deve ter muito cuidado com esta dica, pois se você criar o costume de sempre ler para o seu filho, ele pode se tornar ocioso na leitura. O ideal é que vocês possam reversar o papel de leitor da historinha.

Escolha livros de desenhos animados

Esta dica pode ajudar muito os pais que tem crianças viciadas em ver televisão. é preciso equilibrar as atividades, então, aproveite os desenhos animados que o seu filho gosta e compre livrinhos temáticos.

Ensine a cuidar dos livros

A medida que a criança for crescendo e desenvolvendo outras habilidades, ensine a valorizar e cuidar do livro. Se possível, crie uma estante ou  ambiente de leitura em casa para que a criança tenha um espaço próprio e organizado para manter seus livros.

Faça do livro um presente

Sempre que puder, dê um livro como presente. Desta forma, o seu filho verá a leitura como uma recompensa e começará a zelar por seus novos prêmios.

Visite livrarias e bibliotecas

Quando já estiver em um idade mais avançada, leve a criança para visitar livrarias e bibliotecas. Este ambiente é muito convidativo a leitura e com certeza irá estimular o seu filho a gostar ainda mais de livros.