Como escrever um poema: dicas fáceis para iniciantes

Fonte de reprodução: Getty imagens

Escrever um poema pela primeira vez pode ser assustador ou libertador. Se você seguir alguns passos simples, poderá aprender a escrever um poema que expresse seus pensamentos, sentimentos ou ideias. Pegue suas ferramentas de escrita favoritas e comece seu poema!

Etapa 1: Aprenda o que é um poema

Antes de escrever um poema simples, você precisa saber o que torna um poema um poema em primeiro lugar! Um poema está definido como qualquer coleção ou arranjo de palavras que expressa uma emoção ou ideia em um estilo mais concentrado do que o discurso ou prosa padrão. Poemas são normalmente escritos em versos, ao invés de parágrafos. Eles podem incluir frases completas ou frases incompletas e muitas vezes têm um ritmo. Lembre-se de que os poemas não precisam rimar.

Etapa 2: entenda seu objetivo

Por que você está escrevendo um poema e o que deseja que ele diga? O propósito de seu poema pode ditar que forma ou estilo ele deve usar, quão longo ou curto deve ser e os tipos de linguagem que você usa. Você está escrevendo para si mesmo, para uma tarefa ou para outra pessoa?

Fonte de reprodução: Getty imagens

Etapa 3: escolha um assunto

O assunto é o foco do seu poema ou sobre o que ele trata. Escolher um assunto antes de escrever pode ajudar a focar sua mente naquele assunto específico. Se você precisa de ideias para começar, uma sugestão de poesia pode ajudar.

Alguns temas comuns de poesia são:

  • Uma emoção, como amor ou medo
  • Uma pessoa, real ou fictícia
  • Um lugar, real ou fictício
  • Um sentimento, como aceitação ou rejeição
  • Um objeto
  • Um animal
  • Um tempo

Etapa 4: Brainstorm

Comece escrevendo todas as palavras que vêm à mente quando você pensa no assunto. Poetas e escritores muitas vezes imaginam o que outras pessoas ou objetos veem ou sentem. Se um poeta viu uma maçã, ele pode se perguntar por que ela está lá, quem a colocou lá, o que a maçã está pensando ou no que ela se tornará, como compota de maçã ou torta de maçã.

Faça uma caminhada e experimente todos os sentidos físicos: toque, cheiro, som, gosto, e visão. Tente observar as pessoas e os animais e imagine seus sentimentos e perspectivas. Seja bobo e invente histórias malucas. Tudo o que você precisa fazer é relaxar, se divertir e começar a escrever o que vier à mente.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Etapa 5: Escolha um formato de poema

O formato do seu poema é influenciado pelo assunto e pelo tom. Como um iniciante, você não precisa se preocupar muito com o estilo ou se envolver tentando aperfeiçoar um formato. Escolha um, aprenda as regras básicas e faça o possível para cumpri-las.

Tipos de poemas e estilos de poesia

Existem muitos tipos de poemas você pode escrever. Poemas não precisam ter rimas e metro, mas podem, se você se sentir confortável em usá-los. Depois de selecionar um formato, você pode aprender mais sobre esse estilo de poesia lendo muitos exemplos desse tipo de poema.

Alguns dos tipos mais fáceis de poemas e estilos de poesia para iniciantes incluem:

  1. Acróstico: A primeira letra da primeira palavra de cada linha indica uma palavra.
  2. Verso livre: Não há regras. Basta escrever o que vier à mente.
  3. Haiku: Este pequeno poema usa um número específico de sílabas por linha.
  4. Eu sou: Escreva um poema sobre você que não precise seguir nenhuma outra regra.
  5. Narrativa: Um poema narrativo conta uma história e inclui baladas e épicos.
  6. Dísticos de rima: A última palavra em cada uma das duas linhas consecutivas rima.

Etapa 6: Escreva uma linha

Você tem seu propósito, assunto, palavras relacionadas e um formato. Agora é hora de escrever. Anote uma linha para começar. Isso pode acabar sendo seu título, sua linha de abertura ou sua última linha. Dê uma olhada na linha e veja onde você acha que ela se encaixa no espectro de sua ideia.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Etapa 7: escreva o resto

Se você usar a primeira linha como sua linha de abertura, simplesmente comece a adicionar linhas depois dela. Se for sua linha de chegada, você pode trabalhar para trás ou em direção a essa linha. Conforme você escreve, não se preocupe muito com a formatação perfeita. Você pode consertar isso mais tarde.

FONTE: https://www.r7.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *