Como escrever um poema: princípios básicos para escrever poesia significativa

Fonte de reprodução: Getty imagens

A última palavra de uma linha, a última palavra de seu poema e a última linha de seu poema são muito importantes – esses são os trechos que ecoam na cabeça do leitor e têm mais ênfase. Terminar com pontuação (traço, ponto, vírgula) versus terminar sem pontuação proporcionará uma leitura dramaticamente diferente, portanto, considere o efeito que você gostaria de ter.

Dica para as últimas palavras : leia o poema em voz alta algumas vezes para ver onde você gostaria que a inflexão e a ênfase caíssem.

Benefícios de aprender a escrever um poema

Mesmo se você não estiver procurando se tornar um poeta em tempo integral, ou mesmo tentar publicar um único poema, escrever poesia pode ser benéfico de várias maneiras.

  1. Isso fortalece suas habilidades em escrever imagens sólidas: A poesia é uma forma de escrita baseada em imagens, portanto, praticar poesia irá aprimorar suas imagens em outras formas também.
  2. A poesia é concisa e impactante: usa uma linguagem forte e não tem mais palavras do que o necessário. Se você entende como escrever um poema, sua prosa ao escrever um romance se tornará mais nítida e forte.
  3. A poesia ajuda você a se conectar com as emoções de uma forma tangível: Outras formas de escrita têm o enredo para se esconder – com a poesia, tudo o que você tem são emoções. (A menos que seja um poema narrativo, é claro.)
  4. Você pode se tornar um poeta profissional e ganhar a vida escrevendo: Mesmo se você quiser apenas desfrutar de poesia pelos motivos acima, também pode ganhar uma renda em tempo integral dessa forma. Uma ótima maneira de começar é se inscrever para uma bolsa de poesia , além do restante das dicas aqui.
Fonte de reprodução: Getty imagens

Tipos de Poesia

Nem todos os tipos de poesia são iguais, e isso significa que aprender a escrever um poema envolve estar familiarizado com os diferentes tipos.

Aqui estão os diferentes tipos de poesia:

  1. Narrativa – esse tipo de poema se baseia em uma história. Ele conta um evento e geralmente há alguns elementos extras, como personagens, um enredo e uma narração forte.
  2. Lírico – um poema lírico é semelhante a uma canção e tende a descrever um sentimento, cena ou estado de espírito específico.

Você pode estar familiarizado com esses diferentes tipos de poesia. Por exemplo, um poema lírico é na verdade uma canção. Ouvir sua estação de rádio favorita é como ouvir uma coleção de seus poemas favoritos sendo lida para você com uma música de fundo. Um poema narrativo é, como mencionado acima, mais como uma história contada em prosa poética.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Forma de um Poema

A forma do seu poema é a estrutura física. Pode ter requisitos de rima, comprimento da linha, número de linhas / estrofes, etc. Aqui estão os diferentes tipos de formas de poesia:

  • Soneto – um poema curto e rimado de 14 versos
  • Haiku – Um poema de 3 linhas em que a primeira tem 5 sílabas, o meio tem 7 sílabas e o último tem 5.
  • Acróstico – Um poema em que a primeira letra de cada linha soletra uma palavra que se encaixa com o tema do poema ou expõe um significado mais profundo.
  • Limerick – Este é um poema espirituoso de 5 ao vivo com a primeira, a segunda e a quinta linhas rimam, assim como as outras duas.
  • Épico – este tipo de poesia é um longo poema narrativo que celebra as aventuras ou realizações de heróis.
  • Dístico – pode ser parte de um poema ou isolado como um poema de duas linhas que rimam.
  • Verso livre – Este tipo de poema não segue nenhuma regra e é poesia escrita livre pelo autor.
Fonte de reprodução: Getty imagens

A maioria dos poetas, especificamente os menos experientes, escreve o que se chama de verso livre , que é um poema sem forma, ou com uma forma que o poeta inventou para aquela peça específica.

Um poeta pode decidir ter um certo esquema de rima ou pode tornar seus poemas silábicos. Com um poema em verso gratuito, você pode definir qualquer tema ou padrão que desejar ou não ter nenhum. A grande vantagem da poesia é que você pode até começar com uma forma específica de poema e, em seguida, optar por alterá-la para torná-la única e sua.

FONTE: https://www.r7.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *