poetas

Poesia ilumina o cérebro

O que é poesia?

A poesia expressa ideias e emoções por meio do controle cuidadoso do som e do ritmo. É uma das estruturas linguísticas mais antigas e ainda é encontrada em todos os lugares, se olharmos. Crescemos lendo Ovos e presunto verdes  e , na escola, somos expostos às Folhas de relva . Também cantamos letras de músicas rítmicas em nossos carros, recitamos poesias em casamentos e formaturas e selecionamos cuidadosamente cartões poéticos para nossos entes queridos.

A poesia está em toda parte e nos permite acessar e compreender nossas emoções de maneiras únicas. Como o poeta disse uma vez: “Poesia é quando uma emoção encontrou seu pensamento e o pensamento encontrou palavras”.

Como nossos cérebros reagem à poesia?

Recentemente, pesquisadores estudaram exatamente como a poesia nos afeta. Eles descobriram que isso desencadeia nossas emoções, fortalece nosso cérebro e nos dá espaço para autorreflexão.

Poesia, como música, desencadeia uma resposta emocional

Acontece que nossos cérebros processam poesia e música de maneira semelhante. As ressonâncias magnéticas mostraram que ambas as formas de arte estimulam regiões no hemisfério direito do cérebro que estão ligadas à recompensa e à emoção.

Ao ouvir música e poesia, as pessoas subconscientemente anteciparam a recompensa da excitação emocional à medida que a música ou poema crescia. Seus cérebros reagiram da mesma maneira como se, por exemplo, eles tivessem acabado de pedir um sorvete de casquinha e estivessem ansiosos para comê-lo.

A poesia fortalece a saúde cognitiva geral

A poesia amplia o significado e os sons das palavras, ultrapassando os limites da linguagem. E as varreduras revelam que, ao tentar processar todas essas acrobacias linguísticas, nossas funções cerebrais atingem o pico, o que fortalece nossa saúde cognitiva geral.

Um estudo específico pegou poemas de Shakespeare, Wordsworth e outros e pediu às pessoas que os lessem de duas formas: o original e uma versão reescrita para maior clareza. As versões mais complicadas dos poemas criaram respostas mais dramáticas no centro de linguagem do cérebro.

A poesia aumenta a memória e estimula a autorreflexão

Varreduras revelaram que as partes do cérebro ligadas ao devaneio e à memória se iluminam em resposta à poesia.

Isso pode sinalizar uma história pessoal com o poema ou seu tópico, ou pode indicar que a poesia simplesmente tem uma tendência geral de encorajar a autorreflexão e a introspecção.

Como podemos adicionar mais poesia às nossas vidas?

Sabemos que a poesia ativa partes do cérebro ligadas à recompensa, emoção e memória, fortalece a saúde cognitiva geral e estimula a autorreflexão. Então, por que não usar o Mês Nacional da Poesia como uma oportunidade de adicionar um pouco mais de poesia às nossas vidas e talvez obter alguns benefícios cognitivos também?

Enquanto alguns de nós lemos poesia com frequência, para outros ela é apenas um lembrete de salas de aula aborrecidas. Então, como podemos torná-lo mais acessível?

Em primeiro lugar, podemos nos lembrar de que, na verdade, encontramos poesia o tempo todo em coisas como letras de músicas e cartões comemorativos. E também podemos buscar mais ativamente outras ideias como estas:

  • Pegue um livro de poemas e leia em voz alta depois do jantar uma vez por semana.
  • Assista a uma leitura de poesia em uma livraria.
  • Compre um calendário de poesia por dia para mantê-lo em sua mesa no trabalho.
  • Carregue um poema em sua bolsa ou carteira e troque-o semanalmente.

FONTE:https://pt.wikipedia.org/wiki/Poesia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *