Fonte de reprodução: Getty imagens

Como a estrutura de um poema ou drama contribui para o significado

Observe atentamente a forma de qualquer poema ou peça. Os autores refletem muito sobre a estrutura de seu trabalho. Esta lição discute como essa estrutura contribui para o significado geral da peça como um todo. 
Fonte de reprodução: Getty imagens

Estrutura na Literatura

Tudo o que escrevemos tem uma estrutura específica. Uma mensagem de texto é curta e cheia de gírias, um e-mail é formatado como uma carta e um ensaio está em parágrafos formais. Essas várias estruturas contribuem para o significado geral ou mensagem da escrita. Pense na estrutura como a forma como as partes de uma peça de literatura são reunidas.

Os autores considerarão cuidadosamente a estrutura de cada peça escrita, porque mudar as partes mudará toda a mensagem. Por exemplo, ter gíria em um ensaio formal sem dúvida tornará a redação menos séria.

Dois tipos de literatura que possuem estruturas específicas são a poesia e o drama. Vejamos a estrutura da poesia e do drama para analisar como isso contribui para a mensagem do autor.

Estrutura da Poesia

Poesia é literatura escrita em estrofes e versos que usam o ritmo para expressar sentimentos e ideias. Os poetas prestarão atenção especial ao comprimento, localização e agrupamento de versos e estrofes. Isso é chamado de formulário . Linhas ou estrofes inteiras podem ser reorganizadas para criar um efeito específico no leitor.

Um exemplo é o soneto , que é um poema de 14 versos com um esquema de rima específico. O segredo dos sonetos é que a maioria termina com um par de versos separados do resto. Colocar essas duas linhas de lado dá ênfase ao seu conteúdo, portanto, qualquer mensagem que está sendo enviada terá mais importância.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Outro aspecto da estrutura dos poemas é o ritmo , que é a batida do poema. Isso geralmente é medido em metros , que são conjuntos de sílabas tônicas e átonas. Os poetas costumam organizar as palavras de acordo com a métrica para criar sons ou batidas específicas. Pense em qualquer música (que é um tipo de poema) com a qual você canta. Pense no ritmo da música e nas palavras. A cantora está com raiva? Ou triste? As notas e a métrica podem no início ser rápidas, ásperas ou curtas, enquanto mais tarde podem ser lentas, suaves e prolongadas. Esses ritmos afetam a mensagem geral.

Finalmente, um poeta pode usar técnicas de linguagem figurativa para estabelecer um efeito geral. O esquema de rima é um desses métodos que usa um padrão de sons finais repetidos nas últimas palavras de cada linha. Criar um padrão de rima também pode afetar o ritmo de um poema. Além disso, versos inteiros que rimam podem ser repetidos ao longo de um poema para enfatizar a mensagem do autor.

Estrutura da poesia e do drama: explore!

Esta lição explicou algumas das estruturas básicas comuns na poesia e nas peças de teatro. Usando as atividades abaixo, aprenda mais sobre essas estruturas e experimente você mesmo!

Fonte de reprodução: Getty imagens

Encontrando exemplos

Você já conhece alguns poemas? Você leu ou assistiu a uma peça? Pense nos poemas que você já ouviu antes. Eles seguem um esquema de rima específico? As linhas estão escritas em um ritmo regular? Pense nas peças que você viu. Quantos atos eles têm? Escreva uma breve análise de um poema ou peça (ou ambos!) Com referência às estruturas listadas aqui. Isso o ajudará a aplicar seu conhecimento a trabalhos com os quais você já está familiarizado.

Quebrando as regras

É muito importante conhecer as estruturas e formas listadas nesta lição, porque elas são comumente usadas e úteis para escritores. Mas nem todos os poemas e peças os seguem! Muitos poemas, especialmente os contemporâneos, não rimam ou seguem um ritmo particular. Algumas peças são escritas em apenas um ato ou cena, ou não têm um clímax claro. Veja se você consegue encontrar exemplos de poemas ou peças que quebram essas regras. Por que você acha que os escritores optaram por não seguir as formas estabelecidas? Você gostou dos resultados? Escreva um parágrafo explicando seus pensamentos.

Fonte: https://www.r7.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *